EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS: 12º Feira do Livro de Joinville: “ O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler. ” Ziraldo ( http://kdfrases.com) Dia 10/04/...
Foi gratificante participar deste evento principalmente por proporcionar a a minha Filha Nayara um momento com o escritor Ziraldo a mesma se sentiu importante pois adora seu livro Menino Maluquinho.
Outro momento marcante foi na escolha de um livro para presenteá-la , como ela estava junto avisei que estava levando um livro para sua leitura e a mesma inesperadamente disse diante da vendedora: - Mãe posso escolher outro com bastante sabedoria?
A vendedora ficou surpresa pelo dialogo o argumento, achou surpreendente a interpretação dela sobre sua escolha ou seja quereria um livro que pudesse aproveitar o máximo que tivesse prazer em ler.
Como mãe e futura pedagoga fiquei orgulhosa.
Durante muito tempo, era considerado analfabeto o indivíduo incapaz de escrever seu próprio nome. De um tempo para cá, o que define este indivíduo como analfabeto ou alfabetizado é o saber escrever um bilhete simples ou um recado, que são ações da escrita que a fazem ser uma prática social. Ser alfabetizado hoje significa incorporar as práticas da leitura e da escrita, adquirir competência para usá-las, envolver-se através de livros (assim como jornais, revistas etc.), (SOARES, 2005).
quarta-feira, 22 de abril de 2015
PEDAGOGIA DO OLHAR - Rubens Alves
Este vídeo e o livro Reflexões Sobre a Alfabetização de Emília Ferreira instigam o educar a repensar suas praticas com olhares atentos para a realidade de seus educandos valorizando as principais ações significativas do cotidiano, que os facilitara para uma compreensão cognitiva de construção do seu desenvolvimento tornando prazerosa.
“Temos uma imagem empobrecida da língua escrita: é preciso re-introduzir, quando consideramos a alfabetização, a escrita como sistema de representação da linguagem. Temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzimos a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons. Atrás disso há um sujeito cognocente, alguém que pensa que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu. Um novo método não resolve problemas. É preciso reanalisar as práticas de introdução da língua escrita, tratando de ver os pressupostos subjacentes e elas, até que ponto funcionam como filtros de transformação seletiva e de formante de qualquer proposta inovadora. Os testes de prontidão também não são neutros.” (FERREIRO, 1998, p.87)
INTRODUÇÃO
É necessário que o educador mergulhe no
universo da criança para aguçar e manter o discente interessado pelo o, mundo
da alfabetização e letramento, indo além do planejamento e métodos, tendo
momentos prazerosos já que a leitura nos propicia a isso, a literalmente viajar
pelo mundo. Tendo o amor por esta etapa na vida da criança onde a mesma passa
por uma grande transição é que compartilharei minhas pesquisas do Trabalho de Conclusão de
Curso neste blog, cada vez mais entendo a tamanha importância de
um professor alfabetizador na vida de um educando, afirmo que é ele quem
vai dar alicerce e influenciara de maneira significativa por toda jornada
escolar destes educandos.
Assinar:
Postagens (Atom)